quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Dakar: pilotos decepcionados com cancelamento da prova

Um misto de tristeza e resignação reinou esta manhã entre a comitiva do Lisboa-Dakar. Após terem tido conhecimento do cancelamento da prova, devido à falta de segurança na Mauritânia, os pilotos e o staff das equipas procuraram digerir a notícia da melhor maneira. As lágrimas estavam presentes em muitos rostos, embora os argumentos da ASO (organização) tivessem convencido a maioria dos pilotos.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Partes do Computador

Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico/electrónico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.










O ratoPE ou mousePB é um periférico de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O mouse tem como função movimentar o cursor (apontador) pela tela do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e softwares que permitem personalizarmos o cursor do rato.
O rato funciona como um apontador sobre o ecrã (tela, em português do Brasil) do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos operações: movimento, click (clique), duplo click e drag and drop (arrastar e largar).
Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado.
O rato (mouse) é normalmente ligado ao computador através de fichas (portas): serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infra-vermelho, as atuais em Bluetooth.



O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projetados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas. Além para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, onde identifica a tecla pressionada e manda para o PC as informações. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou Wireless) ou a cabo (PS/2 e USB). O teclado vem se adaptando com a tecnologia e é um dos poucos periféricos que mais se destacam na computação.




Uma impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação.
Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial e para raster, e outras optimizadas para texto.

Um monitor de vídeo, ou simplesmente monitor, é um dispositivo de saída do computador que serve de interface visual para o usuário, na medida em que permite a visualização dos dados e sua interação com eles. Os monitores são classificados de acordo com a tecnologia de amostragem de vídeo utilizada na formação da imagem. Atualmente, essas tecnologias são duas: CRT e LCD. À superfície do monitor sobre a qual se projeta a imagem chamamos tela, ecrã ou écran.




Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão AD (Analogico-Digital) e DA (Digital Analógico) respectivamente. É necessário para que este emita qualquer tipo de áudio com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.




Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede.
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre sí através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitetura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquitecturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.


Memória USB Flash Drive, também designado como Pen Drive (muito com apelido de "PenPen"), é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash tendo uma fisionomia semelhante à de um isqueiro ou chaveiro e uma ligação USB tipo A permitindo a sua conexão a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais, de armazenamento, são 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1 GB a 64 GB. A velocidade de transferência de dados pode variar dependendo do tipo de entrada:
USB Flash Drive, também designado como Pen Drive é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash e uma interface USB. (Também existem os leitores USB de cartôes de memória, esses no entanto não possuem uma memória interna, utilizando um cartão de memória).

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Perspectivas para 2008

Portugueses:
Neste ano novo que chegou espero mais do país em certas e determinadas medidas que vou de seguida enumerar: justiça (temos de melhorar os métodos utilizados para a resolução de alguns casos judiciais que ainda hoje não estão solucionados devido aos atrasos de todos e um exemplo disso é o caso da menina inglesa Madeleine Mcann em que todos os governantes estão insatisfeito com o nosso sistema judicial), desporto (é necessário e urgente acabar com a corrupção desportiva e com o processo Apito Dourado), ambiente(é cada vez mais necessário reciclar e acabar com a poluição que invade qualquer espaço público que um sujeito visite), economia(é anualmente necessário e este ano não é excepção estabilizarmos a economia e nessa medida os portugueses associam logo à redução dos impostos mas tal como o nosso primeiro ministro engenheiro José Sócrates ainda não vai ser possível), a nível de população(é preciso incentivar os portugueses à natalidade o governo está preocupado com esta situação que é o facto de Portugal já ser um território habitado maioritariamente por idosos e penso que se necessário for os municípios devem ofertar uma verba de natalidade aos pais talvez assim se possa mudar esta situação), educação(é preciso os estudantes portugueses tirarem melhores notas para assegurarem o futuro dos mesmos outra medida necessária a tomar na educação é acabar com os espancamentos dos alunos e pais aos professores é por isso necessário apelar aos portugueses para optarem pelo bom senso e resolver as situações pelo diálogo e não pela força bruta).
São apenas estas as medidas que o governos tem de rectificar e alterar.
Desejo aqui publicamente um Bom Ano a todos os portugueses.

Aquecimento Global

A locução aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.