quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Um pouco da história de Brenha

O Convento de Santa Cruz, sendo o donatário destas terras, atribuiu foral a dois moradores da referida herdade. Depois, em 1302, deu um novo foral a mais 7 famílias.
É assim que Brenha tem foral desde 1282 e esteve anexada à freguesia e paróquia de Quiaios, da qual se emancipou em 1934. Foi pedida a desanexação da paróquia de Quiaios e converteu-se numa paróquia autónoma, com cura, que tinha residência no local.
Existe uma lenda, nesta freguesia: a “Lenda de São Brás”, que era um Santo carismático da terra, ou de um lugar próximo, “Lírio” (que também recebeu foral, ao mesmo tempo que Brenha).
A Quinta do Lírio tinha um solar, do qual existem ainda as ruínas, com capela privativa - a Capela de S. Brás. Devido às condições de degradação da capela, o padre resolveu transferir a imagem de S. Brás da Capela do Lírio para a igreja paroquial de Brenha. Trouxeram dali a imagem com toda a humildade e veneração. Só que, no domingo seguinte, quando iam para rezar a missa, a imagem de São Brás havia desaparecido. Depois de a procurarem, foram encontrá-la na Capela do Lírio. A razão de tal sucedido, ninguém a conhecia. Assim aconteceu durante 3 domingos consecutivos.
Parece que S. Brás não queria sair da sua capela, e assim foi decidido para sempre, que a sua imagem, uma imagem valiosíssima que data do século XVII, não fosse retirada do altar desta igreja, onde pudesse continuar a ser venerada por todos os crentes.

Nenhum comentário: